Quem Somos

    A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, actualmente com cerca de 1800 sócios familiares, foi fundada em 28 de Março de 1877. No inicio da sua existência o seu principal objectivo assentava na manutenção de uma banda filarmónica, a qual veio a manter uma actividade regular ao longo dos 134 anos de existência da instituição. No entanto e logo no inicio da sua fundação lançou as bases para implementar uma biblioteca.
 
    No final do século XIX aderindo às ideias do movimento republicano definiu nos seus estatutos um novo objectivo - a criação de uma escola do 1º ciclo. No entanto este objectivo nunca veio a ser concretizado.
 
    Nas duas últimas décadas e dada a sua forte implantação na comunidade local, começou a emergir a necessidade de dar resposta a novas exigências. Assim, o leque de actividades foi crescendo e actualmente, para além da banda filarmónica funciona uma Escola Vocacional de Música e uma Escola Vocacional de Dança com alvará do Ministério da Educação e foi lançado o projecto da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários.
 
    Na área desportiva funcionam as modalidades de ginástica, judo e natação. Para tornar possível a manutenção de todas estas áreas de actividade a instituição construiu uma nova sede social que foi inaugurado em 1988.
 
    A área social é outra vertente a que a instituição tem dedicado grande carinho mantendo em actividade um Centro de Actividades de Tempos Livres vocacionada para crianças que frequentam a escolaridade no 1º ciclo. Para dar qualidade a esta valência a sede foi ampliada tendo sido essa ampliação inaugurada em 2002 por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.
 
    Ainda na área social foi construído e inaugurado em 2009 um novo equipamento aonde passou a funcionar uma creche e um jardim de infância.
 
    A Gualdim Pais estabeleceu vários protocolos com a Câmara Municipal de Tomar assumindo responsabilidades pedagógicas no funcionamento das Actividades de Enriquecimento Curricular em todas as suas vertentes nas escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais e a área de música nas Escolas do Agrupamento Nuno Álvares Pereira que envolvem cerca de trinta escolas do 1º ciclo.
 
    Já este ano, 2011, assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Tomar, Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e o Instituto Politécnico de Tomar para a criação do Centro de Estudos Superiores de Musica e das Artes do Espectáculo. 
 
    Hoje a Gualdim Pais tem como principais objectivos construir um Pavilhão Gimnodesportivo e um Auditório.
 
    Para todo este vasto leque de valências a instituição tem ao seu serviço 94 trabalhadores e o seu orçamento para 2011, aprovado em Assembleia Geral, tem o valor de 1.563.011,57 €.
    Dispõe ainda de um veículo de mercadorias ligeiro e quatro carrinhas de nove lugares para transporte de utentes das actividades.
    A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais é Instituição de Utilidade Pública desde 1982 e Instituição Particular de Solidariedade Social desde 1996.
    Do seu currículo consta: 
1977 Medalha de Ouro da FPCCR 
1992 Medalha de Bons Serviços da Federação Portuguesa de Ginástica 
1996 Medalha de Ouro da Cidade de Tomar
2009 Sócio de Mérito da Associação de Patinagem do Ribatejo.