Numa das últimas provas do circuito mundial (última da seleção portuguesa) ou seja nas denominadas Taças da Europa (porque se realizam na Europa mas são abertas a todos os países) o Afonso e o Guilherme Reis tinham a dura tarefa do “vai ao racha” última tentativa para se apurarem para o Europeu deste ano.
Tarefa difícil pois decidimos mudar as categorias de peso onde tinham competido nas provas anteriores começando tudo do zero.
Infelizmente Guilherme não superou o seu primeiro adversário do Brasil e foi eliminado precocemente na categoria -55kg.
Para o Afonso a competição avançou de forma muito positiva!
Primeira luta eliminou um atleta italiano, na segunda luta foi a vez de superar um francês, de novo um atleta da Itália que era o cabeça de série nr2 da prova, e já na final do seu grupo perdeu contra um atleta experiente Uzbequistão que viria mais tarde a vencer a competição.
Na repesca o Afonso eliminou na primeira volta um atleta Espanhol e depois ainda surpreendeu de novo eliminando um forte candidato à medalha do Azerbaijão.
Terminou na luta pela medalha de Bronze que cedeu frente a um brasileiro que era cabeça de série nr1 da competição!
Termina desta forma em quinto lugar com 5 vitórias e 2 derrotas numa competição que reuniu 23 países com 539 atletas, na categoria -60kg onde competiu eram 56 competidores! Este resultado garante-lhe o acesso direto ao Europeu que se irá realizar em Sofia!