A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais é uma associação centenária (desde 1877), sem fins lucrativos de utilidade pública desde 1982 e IPSS desde 1994, que presta serviços à comunidade através da sua área cultural (Banda Filarmónica, Escola de Música, Escola de Dança e Arte Sénior), desportiva (Natação, Ginástica de Trampolins e Judo) e social (Creche, Jardim de Infância e CATL), através de serviços disponíveis nas mais diferentes valências.

No final do século XX e dada a sua forte implantação na comunidade local, começou a emergir a necessidade de dar resposta a novas exigências. Para tornar possível a manutenção de todas estas áreas de atividade, a instituição construiu uma nova sede social que foi inaugurada em 1988.

Na área desportiva funcionam as modalidades de Ginástica, Judo e Natação. Resultante do protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Tomar, atualmente a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais é a entidade responsável pela Escola de Natação de Tomar com mais de 500 utentes. Em 2021 é reconhecido pela Federação Portuguesa de Natação, a categoria de excelência para a Escola de Natação de Tomar da Sociedade Filármonica Gualdim Pais.

A área social é uma vertente a que a instituição tem dedicado grande atenção mantendo em atividade um Centro de Atividades de Tempos Livres vocacionada para crianças que frequentam a escolaridade no 1º ciclo. Para dar qualidade a esta valência a sede foi ampliada, tendo sido essa ampliação inaugurada em 2002 por sua Excelência o Senhor Presidente da Républica, Dr Jorge Sampaio. Ainda nesta área foi construído e inaugurado em 2009 um novo equipamento onde passou a funcionar uma Creche e um Jardim de Infância.

Na área cultural, tendo como referência a sua Banda Filarmónica centenária, o ensino artístico especializado surge como uma necessidade. E assim, funciona uma Escola Vocacional de Música e uma Escola Vocacional de Dança com alvará do Ministério da Educação. Ainda nesta área, surge como promotor de muitos projetos de relevância nacional e internacional, em que se destacam: o projeto da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, o Festival Internacional de Percussão – Tomarimbando e o tomar.a.dança – Festival de Dança de Tomar.

    

Estatutos

Regulamento Interno

Proposta Plano Atividades 2023

Relatório e Contas 2021

Relatório e Contas 2020

Relatório e Contas 2019